quinta-feira, 31 de maio de 2012

Validade de maquiagens e cosméticos

Uma coisa é certa: Adoramos colecionar maquiagem!
Isso porque temos a impressão que precisamos de todas as cores/marcas/texturas de batons, sombras, bases, máscaras de cílios...
Mas toda essa coleção custa caro e tem prazo de validade, que se usado fora da data determinada pelo fabricante pode agravar o quadro de acnes, sérios problemas de alergias, inflamações de pequenas feridas e lesões. Tudo isso graças as proliferação de fungos e bactérias.
Geralmente quando o produto muda de cor, textura e cheiro é sinal de que a data de validade já expirou.
Os produtos em pó tem uma validade maior que produtos cremosos ou líquidos, mas isso não quer dizer que eles não causam danos a saúde da pele.
 Bases e corretivos merecem atenção especial. Por serem usados para esconder espinhas e uniformizar a pele, ficam propensos a contaminação a cada uso. Vai usar o corretivo para disfarçar espinhas? Use-o com a ajuda de um cotonete virando o lado a cada uso. Prefira embalagem com válvula pump que além de evitar desperdício também evita contato direto com o produto.
 
Produtos em pó (pó compacto, iluminador e blush) começam a perder sua validade quando ficam duros, difíceis de aplicar/esfumar e perdem a coloração. 
Use-os sempre com pinceis e esponjas limpas e higienizadas e evite deixá-los em ambientes quentes e úmidos.
 
 Sombras em pó tem duração maior que sombras cremosas. Você percebe que a sombra em pó venceu depois que sua textura ficou dura, difíceis de aplicar/esfumar e pouco pigmentada. Já as sombras cremosas perdem a pigmentação e ficam secas. Sempre feche muito bem seus produtos.

 Máscaras de Cílios são os que tem a vida mais curta, sua consistência líquida e embalagem escura é propicia para a proliferação de fungos e bactérias. Geralmente o que diferencia o rímel de uma marca para a outra é o aplicador. Guarde-o e jogue fora apenas o tubo da máscara e antes de usá-lo novamente faça uma boa/ótima higienização com água morna e sabonete antibacteriano.
Evite emprestar batom e gloss para outras pessoas. No caso dos batom você pode cortar a pontinha, mas o gloss não tem como fazer higienização.
 Todos esses cuidados também valem para seus cosméticos, esmaltes e perfumes. guarde-os em locais arejados, fora do alcance do sol e umidade.





*Sempre lave as mãos antes de manipular suas maquiagem e prefira o uso de espatulas descartáveis (ao invés dos dedos) para retirar os produtos das embalagens.

*O armazenamento também deve ser levado em conta para validar a conservação de suas maquiagem. O ideal é guardá-las em local seco, protegido do sol e umidade.

*Lave seus pinceis e esponjas de maquiagem com shampoo neutro e água morna pelo menos uma vez por mês. Se o uso for frequente, reduza para a cada 20 dias.

*Quando adquirimos um produto geralmente a data de validade dele esta na caixa - e a caixa vai para o lixo - uma dica é colar etiquetas com a data de vencimento no próprio produto.

*Não reuse uma máscara de cílios, batom ou gloss depois de ter pego uma conjuntivite ou herpes.É muito provável que a bactéria esteja no produto e você poderá se recontamina.

*Nunca guarde suas maquiagem no banheiro. O banheiro é um local úmido e propenso a proliferação de fungos e bactérias. Prefira locais arejados e secos.

*Prefira comprar produtos em embalagens menores. É mais fácil utilizar/acabar com um produto em embalagem menor e o desperdício X tristeza de ver você jogando fora aquela Base m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a é menos dolorido (rs).  

Esta na hora de fazer um boa limpeza no meu cantinho de makes e claro jogar algumas coisas fora - snif snif. 
Mas acredite: é melhor jogar alguns produto fora mas manter a saúde do que pegar alguma bactéria no carão e gastar com remédios e pomadas. hehe

E vocês, tem esses cuidados? Usam/já usaram makes vencidas? Jogam ou não fora?

17 comentários:

  1. adoreii essas dicas são muito importantes pq as vzs agente compra uma make e esquece não usa e fica lá e aii do nada vc resolve usar e neem ve a validade, e isso é muui perigoso \0/ outra coisa que achei importante é a labagem dos pinceeiss,as vzs agente esquece... rs..
    tô adorando visitar seu blog...
    Beijuss

    ResponderExcluir
  2. Aylla Karina Schulte31/5/12

    Como eu não tenho nem 10% da maquiagem q eu gostaria....nunca chega a vencer.... mas é sempre bom lembrar desses detalhes importantes....Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post com as dicas Rafa, adorei!!!
    Muito importantes todas elas, temos que ficar atentas e manuseá-las corretamente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Rafa, adorei as dicas! Eu não sabia nem a metade disso, contava mais ou menos 6 meses pra todos os produtos de make. Bom saber que sombras duram mais, ás vezes vc compra uma paleta com muitas cores e não consegue usar em 6 meses (como eu pensava). Mas fiquei profundamente triste pq as máscaras pra cílios só "duram" 3 meses! :( Sou super viciada, compra uma nova quase toda semana! Acho que meu marido nunca me viu sem! HAHAHAHAHAH Beijo! Obrigada pela dicas!

    ResponderExcluir
  6. Rafa,

    Nem poderia imaginar que estou usando tantos produtos vencidos!Socorro!Adorei o post!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Que post legal Rafa, as vezes temos dó de jogar os produtos fora, entretanto, mil vezes melhor do que gastar com produtos dermatologicos depois neh?

    ResponderExcluir
  8. Rafa, confesso que não tenho acompanhado o prazo de validade das minhas maquiagens, vou fazer isso hoje mesmo seguindo suas dicas. Muito obrigada. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Post super útil. Sempre tive dúvida sobre quanto tempo devo substituir determinados cosméticos.

    ResponderExcluir
  10. Super útil esse post, a partir de agora vou prestar mais atenção às datas de validade dos produtos!!

    ResponderExcluir
  11. Prezada Rafa: como sempre seu blog, é um deslumbre!!!!
    Leio e acompanho todos os posts, mas a maioria das vezes não comento nada...Hoje não poderia deixar de vir aqui, para lhe parabenizar pelo blog em primeiro lugar, e pelo post em segundo, pela grande utilidade do mesmo!
    Continúe linda como mulher e mãe, e que seu blog cada dia seja melhor! Jesús a abençõe!

    ResponderExcluir
  12. Post maravilhoso, ótimas dicas para ficarmos bem espertas no assunto. Seu blog tá cada vez melhor, tô viciada nele! hehehehe

    ResponderExcluir
  13. Sempre fico de olho na validadee da minhas makes, já tive uma alergia enão foi nada agradável!

    ResponderExcluir
  14. Ai que aperto no coração:(((((((
    Por isso que a gente tem que comprar menos né?
    Porque na hora de desapegar é fogo!

    ResponderExcluir
  15. Bastante útil o post, Rafa. Gostei muito. Sempre prefiro embalagens menores pq enjoo fácil das coisas e acabo jogando fora se ela demora para acabar...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. minha nossa minha base já fez aniversário ! mas dá dó de jogar fora os produtos as embalagens deveriam ser menores justamente para evitar disperdicio !

    ResponderExcluir
  17. Além da data de validade, outro sinal muito evidente é o cheiro.
    Eu sempre qe uma make ta pra vencer, eu procuro naum usar, ou ate uso, mas se naum tiver com cheiro esquisito. Mas apos vencida não uso nda!
    Tenho mto medo de alergia, ainda mais qe usamos no face e olhos, areas bem delicadas!
    BjoooO Flor.

    ResponderExcluir

Adoro receber seu comentário, leio TODOS e te responderei AQUI mesmo se necessário.
- Comentários ANÔNIMOS, ofensivos, preconceituosos, propagandas e Spans serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...