sexta-feira, 27 de julho de 2012

Serei Mesária nas Eleições 2012

 
Ontem tive a notícia e convocação que (infelizmente) serei Mesária nas Eleições de Prefeito e Vereador na cidade de São Paulo. 
Juro que quando li a Carta de Convocação enviada pelos Correios pela Justiça Eleitoral não acreditei, perdi o rumo...
Nada contra esse tipo de trabalho, mas é um trabalho feito de graça e sem nenhum tipo de remuneração. Sem falar que deixarei minhas duas crianças em casa para trabalhar totalmente de graça para o nosso "excelente governo" e sem o direito de me recusar a ir, caso contrário sujeitarei-me a Processo por Crime Eleitoral (artigo 365).
 Bom, SE eu trabalhasse fora eu teria 2 dias de folga do trabalho, mas eu não trabalho fora. Sou dona de casa, dona de um lar que ficará desfalcado por causa de um (para não dizer em 2°Turno) Domingo de votação.
Dai eu me pergunto: Cadê a tal da Democracia?


As eleições são de interesse de toda a comunidade e a convocação de milhares de pessoas anônimas contribui para a transparência do processo. O trabalho dos Mesários, juntamente com o dos funcionários da Justiça Eleitoral, garante que o pleito transcorra normalmente. Pela sua importância, a convocação é obrigatória e a falta, se não for plenamente justificável, no prazo legal, constitui crime de desobediência e sujeita, ainda, o Mesário a processo criminal e multa a ser arbitrada pelo Juiz Eleitoral.
Texto  "Democrático" retirado do TRE de São Paulo

E eu ainda tenho que torcer para ser mesária/ficar na mesa, porque ficar em pé na porta orientando os eleitores ninguém merece.


TRABALHO VOLUNTÁRIO = TRABALHO OBRIGATÓRIO SEM REMUNERAÇÃO

56 comentários:

  1. Como respondi lá no face, deve ser um saco isso , espero nunca ser chamada rs, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. torce Leila, torce :D

      Excluir
    2. só torcendo mesmo rsrs

      Excluir
    3. Leilinha essa eleição sera a minha terceira convocação e 4 vezes que eu trabalho. Não acho um saco, ate que é gostoso, principalmente que sou funiconaria publica (professora) e pego 2 dias de folga rsrsr

      Excluir
  2. Rafa conheço uma mulher que é mesaria ha 10 anos e adora...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é minha 1° experiencia, vamos ve seu eu gosto...

      Excluir
  3. Já fui mesária tbm, e às vezes eles chamam mais de uma vez... Umas 3 eleições seguidas... Só consegui me livrar pq tinha mudado de cidade, mas tive que fazer uma correria para provar. Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Camile, que chato. Já estou até vendo que serei convocada nas próximas eleições então. Deus me ajuda...

      Excluir
  4. nossa muito chato isso eu tbm não ia gostar nem um pouco de ser obrigada a ser mesária!!
    é um absurdo eles nos obrigarem a isso!!
    beijus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é isso que irrita. Votar já é um saco imagina ficar lá o dia todo... apenas quem merece isso são os políticos corruptos. #fato

      Excluir
  5. Se você conseguir alguém que queira, geralmente quem trabalha gosta, porque tiramos os dias em dobro,vá ao cartório Eleitoral juntamente com essa pessoa e eles fazem a troca para você, pelo menos na minha cidade, MG interior, meu irmão fez isso e deu certo, ok? Espero que ajude.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, bacana
      Vou me informar sobre isso.Obrigada pela dica

      Excluir
  6. Aiii, ser mesaria é um saco. Esse ano ainda naum recebi nenhuma noticia, e to torcendo pra naum ser convocadaaa!
    Bjinhus e boaa sorte ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari acho que quem anda não foi convocado este ano não será mais, senão não dá tempo de cadastrar todo mundo :D

      Excluir
    2. Verdadeee! Obaaa! Tô livreee! Bjos ;)

      Excluir
  7. Vou trabalhar miuto,
    com dobra de folheto gosto miuto .

    ResponderExcluir
  8. Minha querida que coisa mais chata, sinto muito por você. Porém, como oque não tem remédio remediado está,se arrume bem bonita e acredite que terá um ótimo dia, vai conhecer pessoas legais e interessantes. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Magali, pode deixar que vou tentar aproveitar ao máximo, já que não resta outra escolha.
      Beijos querida

      Excluir
  9. sinto muito amiga... ainda bem que eu não tive que encarar essa!
    mas vamos pensar positivo!!!(já que não tem outro jeito...):
    te diverte! conhece pessoas! conversa muito! tira novas ideias pro blog!
    aguardamos... bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Denise, vou tentar aproveitar ao máximo, já que não posso fugir dessa mesmo..hahah

      Excluir
  10. Olá Rafa...

    Eu acompanho o seu blog pela inscrição para receber no meu email, por isso não venho tanto aqui pra comentar, mas hoje, diante desse tema, eu achei que poderia dar a minha opinião sobre suas palavras.

    Você tem todo o direito de não gostar de ser chamada para trabalhar nas eleições, realmente é um dia em que você não vai estar em casa com suas filhas, mas pense, em todos os outros você está! Como disse a Denise aí acima... Encare como uma nova experiência para conhecer pessoas e também analisar pessoas, que era o que eu adorava fazer...

    Fui chamada por 4 vezes, sendo dessas 4, 3 anos seguidos (porque teve o referendo das armas entre uma eleição e outra). No começo fiquei me sentindo como você, meio chateada de "perder" o domingo lá. Mas quer saber? A cada ano que trabalhava eu gostava mais e ainda pedia até para ter segundo turno. E outra, nesse domingo, ninguém faz nada de importante, porque todo mundo tem que VOTAR!

    Eu também não trabalhava e as 4 folgas que ganhava (porque geralmente TEM segundo turno) ficavam lá à toa... Pois não serviam nem pra abonar alguma coisa da faculdade...

    Não penso que seja um trabalho não remunerado... Nem tudo na vida precisa necessariamente envolver dinheiro e com esse pensamento, a pessoa não passa de mais uma com o mesmo pensamento dos nossos políticos! Criticando-os mas agindo quase da mesma forma, achando que precisa levar vantagem em tudo, não acha?

    Eu tenho um filho e ele ficava com o pai, com minha mãe, com qualquer pessoa... Um dia e outro não vai matar ninguém. Eu não era dona de casa, estava na faculdade de Arquitetura onde o meu período era integral, tanto que eu tinha aula dois dias na semana de noite TAMBÉM; e um domingo inteiro era muito tempo "perdido" para fazer meus trabalhos infinitos e nem por isso eu encarava como uma coisa ruim...

    Não encare como uma coisa negativa, assim, realmente, o negócio será um saco! Eu adorava papear com as pessoas das mesas, reconhecer as pessoas que entravam, umas eu até já sabia o nome e já procurava no caderno...

    Uma dica boa é o seguinte: para uma pessoa só não ficar sofrendo na porta em pé, façam revesamento e mudem de posição, é interessante! Eu, nos 3 últimos anos fui presidente de mesa, mas eu gostava mesmo era de procurar os nomes e colher assinatura... Tinha um que já não gostava de nada disso e era ativo, queria mesmo era ficar em pé na porta conversando com as pessoas... Cada um acaba achando o que mais gosta de fazer... Combinem os horários pra sair no almoço... peguem duas horas cada um e o tempo vai passar rápido, você vai ver!

    O lanchinho era o pior! AHhehae!

    Eu sinto falta de trabalhar, pois, depois de 3 anos, é quase certo que já não chamam mais...

    Você pergunta cadê a democracia... Mas se não fosse a tal "Obrigação" quem é que estaria lá por nós? Aí sim, teríamos uma bela e perfeita Anarquia!

    E se me permitir mais uma dica: venha aqui depois e nos diga como é que foi o seu dia lá... Aposto que não terão tantas coisas ruins não... Não sei como são as coisas aí em São Paulo, mas se for analisar bem, acho que terão mais coisas legais do que chatas... Pense nisso!

    Obrigada pela sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara gostei muito das suas dicas, não fico "irritada" pelo fato de eu ter que ir fazer um trabalho voluntário, fico p* mesmo o fato de ser um trabalho para o governo, que sinceramente como comentou a Jane Lea logo abaixo é um governo que só nos ferra e em todos os sentidos e depois ainda vem falar que vivemos sim em uma Democracia, coisa que descordo plenamente, já que não tenho sequer o direito de me negar a ir votar. Não concordo com isso, não gostei de ser convocada, mas tentarei não estragar meu domingo e ferei meu "trabalho forçado" da melhor maneira possível. Depois conto tudo como ocorreu.
      Beijos e muito obrigada pelas dicas, com certeza farei bom uso delas :D

      Excluir
  11. Já fui mesária das eleições na minha cidade também... e é bem cansativo... não concordo em as pessoas serem obrigadas a fazer esse tipo de trabalho de graça... acho que devia ser voluntário... conheço pessoas que são mesárias sempre e que amam.. garanto para o governo que iam haver voluntários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, existem voluntários mas nem sempre são preenchidos os números necessários para tais serviços. Já estou até imaginando o cansaço que deve ser...

      Excluir
  12. Nunca fui mesária, depois quero ver teus comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que conto tudinho..hahaha

      Excluir
  13. Poxa que chato!! É um absurdo eles obrigarem as pessoas a isso como se estivéssemos a disposição deles!! Com certeza existem pessoas que gostam de ser mesários,então elas deveriam se cadastrar por livre e espontânea vontade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri eles até abrm inscrição para Voluntários, mas creio que as inscrições não foram o suficientes por isso eles convocam a população.
      Beijos

      Excluir
  14. oi guria, sabe, gostaria de ver, um dia, um político trabalhando sem ser remunerado, em pleno domingo, tendo que abandonar seu churrasquinho com amigos e família (que por sinal, muitas vezes, é pago com o dinheiro suado da gente).... gostaria de ver um político fazendo as tarefas domésticas que a gente faz, além de cuidar de filhos, e ainda por cima manter o bom humor no final do dia, não se esquecendo de ficar lindo e cheiroso para seu amor... gostaria, de ver um político trabalhando com enxada na mão, ou varrendo rua... ou lavando vaso sanitário... ah! mas dizem que esses tais 'subempregos' são para pessoas que não tiveram sorte na vida, não puderam estudar...pois é e tem muito político que é quase analfabeto e tá sentado em sua cadeira da Assembléia Legislativa, da câmara de vereadores... do senado.. da....... e nós ainda temos que 'bancar'..sim, bancar, pois penso que neste caso de mesário, tu paga pra trabalhar... bancar a eleição para esses maravilhosos políticos que, infelizmente, elegemos no Brasil!!
    Fazer o que... coisas de Brasil
    bjs
    Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dri, e o pior que uma das escolhidas para fazer o trabalho de "Interesse da Comunidade" sou eu, uma pessoa que nem trabalha fora e ficará com "folga" para pagar do serviço - já que esse é o GRANDE beneficio que o Brasil nos dá.
      Acho que os interessados, que no caso são apenas os Políticos e familiares deles deveriam ir.
      Mas o pior é o fato de que se eu me recusar a ir ainda serei considerada uma criminosa, segundo a lei da Justiça Eleitoral.
      É por essas e outras que acredito cada vez menos nos Politicos do Brasil.

      Excluir
  15. Jane Lea28/7/12

    É um saco mesmo, ter que ficar o dia todo, numa eleição que na realidade é só pra ferrar com a gente mesmo, em todos os sentidos, sem contar que o lanche que eles servem é uma porcaria( pelo menos qdo eu fui mesária, era horrível o lanche, passei fome, pão velho, refrigerante quente...aff)

    Bj e boa sorte pra vc na eleição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votar já é um saco, imagina ficar lá.

      Excluir
  16. é chato e cansativo,o povo reclama com quem não tem nada a ver no caso o mesário. acho o fim ser obrigatório mas fazer o quê né
    boa sorte
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, já to até imaginando a falação na minha orelha..hahaha

      Excluir
  17. Ouvi falar que é bom pra quem trabalha! Porque fica não sei quantos dias em casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Voluntarios/Convocados ficam 2 dias de folga..rs

      Excluir
  18. ola, tudo bem? olha so, ja fui mesaria e no começo me senti como voce, estressada a ir obrigada. Mas quer saber? No fim das contas foi maravilhoso, conheci pessoas novas e ate hoje sou muito amiga de uma pessoa q conheci la, q tbm foi mesaria. Nao vejo pelo lado ruim, ou pelo menos tente nao ver, rs. beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re prometo que tentarei não ficar com "cara de alface em fim de feira" hahaha.

      Excluir
  19. Nunca fui convocada e não sei como iria reagir talvez iri tranquila, mas tem seu lado negativo e isso sempre incomoda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dani, ainda tenho 2 meses para me acostumar com a idéia..haha

      Excluir
  20. É Rafa, não tem jeito, quando somos convocadas temos que ir.
    Eu na verdade nunca fui, mas meu irmão, sobrinha e sobrinho sempre trabalham nas eleições. Primos e amigas também. Em ano de eleição encontro a parentada e amigos no mesmo prédio que tem várias sessões, dá pra matar as saudades de quem faz tempinho que não vejo...kkk.
    Mas falando sério, pra quem tem filhos passar o domingo fora é penoso.
    Beijos e tudo de bom pra você e sua família.
    Equipe Recanto.

    ResponderExcluir
  21. Graças a Deus nunca fui convocada, se eu já acho um saco ter que ir 'votar' ,(e olha que só voto nulo 00000 e pronto, rsrsrs) imagina 'contribuir' - de um certo modo - pra essa 'palhaçada'??? Mas boa sorte pra vc!! Tente não enxergar pelo lado ruim como eu, rsrsrsrs!!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo29/7/12

    Eu trabalho em uma escola e é a terceira vez que sou convocada. Nunca posso tirar os dias de folga porque a escola exige que paguemos as aulas... Então isso é direito ou não???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao anônimo de cima, também trabalho em "escolas", pública e particular, e sempre sou convocada nas eleições, mas é nosso direito tirar os dias trabalhados nas eleições, nunca tive que pagar alguém para me substituir. Procure saber no Cartório Eleitoral sobre isso, pois já é exploração, puxa vida!

      Excluir
  23. Acho que de tudo tem q ter uma lado bom...acho que nada na vida é 100% chato!!!!
    hehehehe

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Nunca trabalhei nas eleições, mas minha irmã já várias vezes!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Muito chato mesmo!! Eu já fui trabalhei umas três vezes, é ruim demais!! Graças a Deus não fui mais convocada!!
    O pior que nem folguei meus dois dias, porque vai explicar isso aqui p patrão... afff
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. REALMENTE AONDE ESTÁ A DEMOCRACIA NESSAS HORAS,SE VC NÃO TEM O DIREITO DE ESCOLHER SER OU NÃO SER MESÁRIA.PRA QUEM TRABALHA FORA AINDA QUEBRA UM GALHO OS DOIS DIAS,MAS PRA QUEM É DONA DE CASA NÃO COMPENSA.BJS

    ResponderExcluir
  28. Nossa, Rafa, que chato mesmo. Nunca fui convocada e acharia horrível se fosse. No seu caso é ainda pior por não poder "desfrutar as folgas".
    E muita gente trabalha e ainda nem consegue as tais folgas, desrespeito, trabalho forçado mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Kathy30/7/12

    Não é obrigatório.
    Isso é o que dizem, se você não ir você só paga uma multa de um valor enorme, uns 3 reais no máximo.. hahaha
    É ridículo, mas conheço uma pessoa que foi convocada e não foi, e a multa foi em torno disso..
    Eu jamais iria..

    ResponderExcluir
  30. Eu fui convocada em 2010, mas estava nos ultimos meses de gestação e pedi pra ser liberada. fui atendida e fiquei felizzzzzzzzzzzz

    bjocas

    ResponderExcluir
  31. Sou mesária nas Eleições desde que fiz meu título eleitoral... Eu gosto e sempre gostei, quando trabalhava, aproveitava meus dias de folga, agora também sou dona de casa e também tenho filho, mas continuo, porque gosto. Já faz algum tempo que sou presidente de mesa, mas reveso com os companheiros e aqueles que realmente não gostam de prestar esse serviço, quando vou redigir a ata final, coloco que eles trabalharam, mas não gostariam de ser convocados novamente. Aqui na minha cidade, somos instruídos a fazer dessa maneira, e assim os funcionários do Eleitoral tentam fazer uma substituição para as próximas eleições.
    Sei que nossos governantes não merecem nosso trabalho de graça, mas sei que, talvez, estou ali para ajudar aos eleitores que como eu são obrigados a votar... Obrigação de votar é uma coisa chata... Mas trabalhar nas Eleições eu acho bom, já fiz muitas amizades e temos uma turminha bem legal na escola hoje em dia... e olha que muitas vezes trabalhei no dia do meu aniversário... tivemos até bolo... rs... rs...
    Boa sorte pra você e se em todo o caso realmente detestar, tenta procurar o cartório de sua zona eleitoral depois que passar esse processo das eleições e peça para não ser convocada novamente... as vezes só na conversa resolve.... boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  32. Realmente, esse é o país da DEMOCRACIA. Democracia que te obriga a trabalhar por 10 eleições eguidas.E os outros eleitores mais jovens, por que não convocá - los? É uma crueldade convocar uma pessoa por tanto tempo sem direito a recusa. E o cansaço? Ninguém pensa nisso? Já estou na 3ª eleição seguida e ninguém me perguntou se eu queria continuar. Na minha cidade ´so convocam funcionários públicos e "alguns" comerciários. Os professores são os preferidos.É bem pesado você trabalhar o dia inteiro e receber uns míseros 20 reais para a alimentação. Por que o STE não divide o período? Pela manhã uns e à tarde outros, assim todos trabalhariam menos iriam para casa depois e nem precisaria pagar esses 20 reais. Seria uma economia bruta para o governo. Fica aí a sugestão. Vai que cola!

    ResponderExcluir
  33. Realmente, esse é o país da DEMOCRACIA. Democracia que te obriga a trabalhar por 10 eleições eguidas.E os outros eleitores mais jovens, por que não convocá - los? É uma crueldade convocar uma pessoa por tanto tempo sem direito a recusa. E o cansaço? Ninguém pensa nisso? Já estou na 3ª eleição seguida e ninguém me perguntou se eu queria continuar. Na minha cidade ´so convocam funcionários públicos e "alguns" comerciários. Os professores são os preferidos.É bem pesado você trabalhar o dia inteiro e receber uns míseros 20 reais para a alimentação. Por que o STE não divide o período? Pela manhã uns e à tarde outros, assim todos trabalhariam menos iriam para casa depois e nem precisaria pagar esses 20 reais. Seria uma economia bruta para o governo. Fica aí a sugestão. Vai que cola!

    ResponderExcluir

Adoro receber seu comentário, leio TODOS e te responderei AQUI mesmo se necessário.
- Comentários ANÔNIMOS, ofensivos, preconceituosos, propagandas e Spans serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...