quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tipos de esponjas de maquiagem

Hoje existe no mercado diversos tipos de esponjas para maquiagem, vários materiais e formatos deixam dúvida de como usá-las, já que cada uma tem função específica para aplicação dos produtos, dando assim um melhor acabamento ao make.
A esponjas são um dos materiais mais baratos para compor um kit de maquiagem, a partir de R$2 você já consegue comprar a Esponja de Espuma - que é uma das mais usadas nas maquiagens. Outra que vem ganhado espaço nos estojos e necessaires são as de Latéx - que suas pontas facilitam na aplicação de produto nos cantinhos da face. 
Separei 4 tipos "mais usados", vejam:

Esponja de Espuma são excelentes para aplicar produtos em pó. Possui toque macio e suave na pele. Também são ideais para passar no rosto depois da base (para dar um acabamento natural), tirar o excesso de maquiagem e pequenos retoques (de pó) ao longo do dia. É a mais usada e geralmente vem junto com a própria embalagem de pó facial e blush
 
Esponja de Latex é ideal para ser usada com base ou corretivo líquido, cremoso e mousse pois absorvem pouco produto. Suas formas permitem aplicar facilmente produtos corretivos no cantinho dos olhos, nariz e boca, dando um bom acabamento ao make. Geralmente são vendidas em conjuntos, formando pequenos triangulos ou em formato de gota (mais conhecida como esponja 360°) que pode ser utilizada úmida para aplicar produtos líquidos ou seca para aplicar produtos em pó (como blush, por exemplo).

 
Esponja de remoção é ideal para remover a oleosidade da pele e deve ser passada levemente umedecida antes de iniciar a maquiagem. É mais rígida que a esponja de espuma.

Esponja tipo Puff é toda fofa, grande e parece de pelúcia. É mais usada para retirar o excesso de pó do rosto. Antigamente era usada apenas para aplicar o pó facial, hoje os maquiadores costumam encaixá-la nos dedos antes de apoiar a mão no rosto das clientes.

As esponjas de maquiagem devem SEMPRE ser bem lavadas após o uso e secas antes de voltarem para a necessaire, pois podem acumular bactérias e prejudicar a saúde a pele. 
A lavagem pode ser com sabonete antibacteriano.
Com o uso, vão se desgastando e devem ser trocadas regularmente. 

No início do ano, a Paola Gavazzi fez um vídeo muito bacana de "Como limpar as suas esponjas de maquiagem". Vale muito a pena conferir.

Agora me contem: qual sua esponja para maquiagem preferida? 

16 comentários:

  1. Adoro!!!!!!!
    Muito boa as dicas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Essas esponjas tipo puff sao tao lindinhas neh.., da ate dó de usar... Tenho algumas, que usava para passar pancake, mas ai, como tempo, fui deixando de usar e comprei mais pinceis... Mas as dicas sao valiosas! Gostei!!
    tks
    bjOs

    ResponderExcluir
  3. gostei da esponja de remoção preciso de tudo para retirar a oleosidade.biejos

    ResponderExcluir
  4. Quero uma esponja tipo Puff. Normalmente jogo fora quando ficam sujas, nunca havia pensado em lavar, olha que falta de atenção a minha. Post maravilhoso Rafa! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho todas as 4, mas a minha preferida e látex. Mas a minha de puff eu ainda to criando coragem de usar kkk.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. EU NEM SABIA QUE EXISTIA OUTROS TIPOS DE ESPONJA FORA A DE ESPUMA,KKKK.ESTOU DESANTENADA.

    ResponderExcluir
  7. Ai que chique!

    Bacio, Selene Blanchard
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  8. Sou mais acostumada com as esponjas de espuma, e achei interessante as de puff, que sinceramente, eu não conhecia!

    ResponderExcluir
  9. EU USO AS DE ESPUMA, POIS SÃO MAIS FÁCEIS PRA HIGINEIZAÇÃO E ATÉ EMESMO PARA SUBSTITUIÇÃO JÁ Q MORO NO INTERIOR E POR AQUI TD É MAIS DIFÍCIL!

    ResponderExcluir
  10. Ai que máximo suas dicas, adorei!!! Eu pobrinha só tinha pra tudo!!!kkkk...
    E o vídeo então, super didático e engraçado!!!
    Beijokass

    ResponderExcluir
  11. Que lindas,amei saber de tantas opções,bjs.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  12. Eu pensava que não, mas depois que comprei as minhas vi que faz uma grande diferença, as minhas são de látex, de triângulos, eu amooo!!

    ResponderExcluir
  13. depois que conheci a de latex, achei que nunca mais usaria outra! mas... não adianta! cada uma tem sua utilidade.
    e valeu a dica da lavagem da esponja! acho que a maioria das pessoas, não sabe disso ou não quer saber! bactéria é coisa séria...

    ResponderExcluir
  14. dessas esponjas ai prefiro a de latex, maaaas nao deixo de usar meus pinceis por nada nesse mundo! kkkk sao os melhores sempre! uso as de latex so no finalzinho p dar uma 'arrumada' final. beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Adorei, muito legal as dicas!!!
    Que coisa mais chique aquelas de pelinhos!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Genteee, eu só conhecia a esponja de make e de limpeza, as demais nem fazia ideiaa!
    Muitooo legal!
    Adoreii! Lendo e Aprendendoo!
    Bjos ;)

    ResponderExcluir

Adoro receber seu comentário, leio TODOS e te responderei AQUI mesmo se necessário.
- Comentários ANÔNIMOS, ofensivos, preconceituosos, propagandas e Spans serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...